quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Conexão Kettle PDI 5.2 com Firebird 2.5

1º Para efetuar a conexão com o Firebird podemos setar o alias que fica na pasta de instalação do Firebird, no meu caso:
C:\Program Files\Firebird\Firebird_2_5\aliases.conf

Para isso basta criar uma nova linha informando o caminho do arquivo FDB a ser encontrado, assim:
dummy = D:\Bancos\nomedobanco.fdb
Em seguida reiniciamos o serviço do Firebird.

2º Efetuamos download do driver jdbc para conexão, no meu caso o driver compativel foi o jaybird-full-2.2.11.jar, para efetuar download do driver jdbc do Firebird podemos usar o link:

3º Após efetuar download extraimos o arquivo e copiamos apenas o arquivo .jar, no meu caso jaybird-full-2.2.11.jar para a pasta data-integration\lib\, se exitir outro jaybirdxxx deve ser excluido, permanecendo apenas a versão compatível com o firebird.

4º No Kettle(PDI) configuramos uma nova conexão com as informações:

Connection type: Firebird SQL
Host Name: localhost (IP)
Data Base Name: dummy (configuração do alias)
Port: 3050
User Name: SYSDBA
Password: *********


Conforme imagem abaixo.


8 comentários:

  1. Funcionou. Muito obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. eu estou com problemas em me conectar
    Unable to complete network request to host "localhost". [SQLState:08006, ISC error code:335544721]
    o databasename eu coloquei o o caminho fisico do arquivo que esta o .fdb ao invez de criar o dummy

    ResponderExcluir
  3. Acho que é problema de driver de conexão.
    tenta baixar o driver conforme a versão do seu firebird e seguir o passos:
    2º Efetuamos download do driver jdbc para conexão, no meu caso o driver compativel foi o jaybird-full-2.2.11.jar, para efetuar download do driver jdbc do Firebird podemos usar o link:
    http://firebirdsql.org/en/jdbc-driver/

    3º Após efetuar download extraimos o arquivo e copiamos apenas o arquivo .jar, no meu caso jaybird-full-2.2.11.jar para a pasta data-integration\lib\, se exitir outro jaybirdxxx deve ser excluido, permanecendo apenas a versão compatível com o firebird.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ja tinha feito isso antes o problema acredito não estar no driver ja que ele esta atualizado e não me retorna nada de erro do driver somente


      Error connecting to database: (using class org.firebirdsql.jdbc.FBDriver)
      Unable to complete network request to host "localhost". [SQLState:08006, ISC error code:335544721]

      Excluir
  4. se ajudar deixo o ktr disponivel p/ visualização
    https://gitlab.com/joaoNeto/MeusCodigosParaEstudo/blob/master/pentaho/ktr_ti999.ktr

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com problemas na hora de explorar o banco.
    A conexão da certo, mas não consigo acessar os dados.

    Aparece o seguinte erro:

    Unable to retrieve database information because of an error

    Error occurred while trying to connect to the database

    Error connecting to database: (using class org.firebirdsql.jdbc.FBDriver)
    database finco shutdown [SQLState:HY000, ISC error code:335544528]

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, eu estou com esse problema, porem tenho uma outra com a mesma aplicação e driver's e tudo mais que conecta sem problema algum.

    Alguem tem alguma dica do que possa ser?

    Error connecting to database: (using class org.firebirdsql.jdbc.FBDriver)
    Unable to complete network request to host "172.16.1.60". [SQLState:08006, ISC error code:335544721]

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Como faço para fazer esta mesma conexão com o firebird, porém no Pentaho-server?

    ResponderExcluir